Sereis Perseguidos! Domingo da Igreja Perseguida

Em 2010, a conversarem entre si, um grupo de mulheres foi ao mercado como habitualmente. Entre elas, Asia Bibi, uma mulher paquistanesa que aceitou a Jesus secretamente. Nessas conversas normais elas falaram de muitas coisas e de religião e Asia deu um breve testemunho de sua fé em Jesus e da resposta a oração dizendo que Mohamed nunca respondera suas orações. A mulher que ouviu e a irmã de Asia a denunciaram à polícia e ela foi presa sob as leis anti blasfémia e está presa com uma sentença de morte sob sua cabeça desde então. Seu marido e 5 filhos têm estado escondidos.  No último ano mais de 120 cristãos foram mortos no Paquistão por violarem leis religiosas… (deram testemunho) e outros tantos na Arábia Saudita.
Em novembro de 2014 um grupo altamente armado pertencente ao grupo radical islâmico Boko Haram atravessou a fronteira da Nigéria com o Norte dos Camarões e atacou as cidades de Amchide e Limani onde mataram 30 cristãos, e queimaram duas igrejas sendo uma católica e outra evangélica. Esse grupo continua a espalhar o terror sobretudo na Nigéria, matando e escravizando cristãos, em particular meninas (o mundo todo acompanhou as cerca de 200 meninas raptadas de uma escola cristã).
Milhares de cristãos têm sido obrigados a fugir de suas casas na Síria e Iraque deixando tudo para trás nos últimos meses devido a aproximação do ISIS auto intitulado Estado Islâmico. Onde seus guerrilheiros chegam os homens são mortos e as mulheres e crianças levados para ser vendidas como escravas ou tratadas como servas até a morte em campos de guerra. O mundo inteiro sabe disso. Trata-se de um ato de genocídio em nome do islão e a comunidade internacional pouco mais tem feito que noticiar. Síria subiu para o 3 º lugar na Watch List Mundial, enquanto na lista de 2013 estava na 11ª posição, e n º 36, em 2012. Um pastor na Síria diz que 40% já saíram da igreja e do país por violência contra a comunidade cristã que tem aumentado drasticamente desde o início da guerra civil. A Síria teve mais cristãos martirizados por sua fé em 2013 (pelo menos 1.213) do que qualquer outro país na Watch List Mundial.
Jeffrey Fowle, americano, entrou na Coreia do Norte com visto de turista. Hospedado num hotel comum foi preso pelas autoridades por deixar a Bíblia no hotel, algo que foi considerado acto de rebeldia contra o regime norte coreano. Ele ficou 6 meses preso e foi libertado recentemente. Outros dois americanos foram presos na mesma época por actividades religiosas (falar de Jesus) e continuam presos. A igreja perseguida nacional é a que mais sofre no mundo. Há milhares de cristãos a servir sentenças em campos de concentração e trabalhos forçados. A maioria não sobrevive a experiência.
1) Coreia do Norte 
Classificado como o país mais difícil do mundo para ser um cristão pelo 12 º ano consecutivo. Os crentes na igreja perseguida da Coreia do Norte mantém o 1º lugar na lista há 12 anos e devem esconder a sua decisão de seguir a Cristo. Ser pego com uma Bíblia é motivo para execução ou uma sentença em campo prisional para o resto da vida. Estima-se que 50.000 a 70.000 cristãos estão presos por sua fé. Mas pode ser considerado como uma espécie de milagre o fato que ainda há cerca de 400.000 crentes na igreja subterrânea da Coreia do Norte.
Eis a lista feita pela organização missionária Portas Abertas que promove o apoio a igreja perseguida e que luta para ajudar. É esta organização que promove hoje o dia mundial de oração pela igreja perseguida há já 26 anos e que envolve só no Brasil mais de 5600 igrejas.
2)Somália  
Pela primeira vez na história da Watch List Mundial, a Somália está classificada na 2ª posição. Embora a capital esteja sob um governo muçulmano mais moderado, a fiscalização é realizada para erradicar convertidos do islamismo e os cristãos devem manter sua fé em segredo. Grandes partes do país permanecem ingovernável e o grupo terrorista Al-Shabaab é responsável por vários ataques contra cristãos e está se esforçando para impor uma forma ainda mais restritiva da lei Sharia.
3) Três novos países entraram na lista
A República Centro-Africano (na 16ª posição), a violência é muitas vezes dirigida a cristãos pela aliança rebelde Seleka. O Sri Lanka (na 29ª posição) tem visto um aumento significativo de ataques violentos contra cristãos e igrejas no ano passado. E Bangladesh (na 48º posição) de grupos extremistas islâmicos tentam empurrar o governo para modificar a Constituição, exigindo o estabelecimento da Lei Sharia e até mesmo ter matado aqueles que estão em seu caminho.
A verdade é que em pleno século 21 há mais de 100 
milhões de cristãos perseguidos no mundo.
Como devemos reagir diante dessa informação? 
O que fazer? Como entender que, sendo nosso Deus soberano, isso aconteça?
Devemos lembrar que o Senhor profetizou a perseguição
Jesus não deixou dúvidas a respeito daqueles que o seguissem. Ele avisou que no mundo teríamos aflições e que segui-lo era entrar pela porta e caminho estreitos. Ele explicou a seus discípulos:
     Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.” Mateus 24:9-10. 
Logo, a Igreja não deve se surpreender por causa disso. Pedra avisara do mesmo quando escreveu:
     “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.” 1 Pedro 4:12-13.
 E ao dizer isso ele fazia eco do que ouvira do próprio Cristo que pregara: 
     “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” Mateus 5:10-12
Devemos então entender que esse é em boa medida o estado natural da igreja e que somos poupados é por um tempo apenas.
 Devemos saber usar o nosso tempo de oportunidade
A palavra nos ensina a usar bem as oportunidades. Paulo falava disso quando escrevia: Remindo o tempo; porquanto os dias são maus”. Efésios 5:16 e outra vez a igreja de Colossos: Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. Colossenses 4:5. A noção clara das escrituras é de que este mundo jaz no maligno.
A perseguição tem sido a vida da igreja e seu crescimento ao longo dos séculos. Se temos hoje um tempo de facilidade é para que o usemos para pregar, evangelizar, dar testemunho e falar de nossa fé. Que o Senhor não nos encontre a dormir ou que não venhamos a chorar um dia por não termos sabido usar tantas facilidades que o Senhor nos concedia para trabalhar em seu nome.
Devemos orar pela igreja irmã em perseguição
Como igreja lembramos que uma parte do corpo sofre, todo o corpo sofre. Não é natural vivermos como se nossos irmãos e irmãs não tivessem esta luta e não vivessem a beira do martírio. Orar é algo que a palavra apela: Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo.” Hebreus 13:3. A oração tem feito milagres em lugares onde nunca chegaremos.
Devemos orar pelos perseguidores e pelas autoridades. O exemplo maior é o de Jesus que orou pelos que o mataram na cruz. E Paulo ensinou a igreja a vencer o mal com o bem: Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Romanos 12:20-21
Devemos abençoar
Organizações como a Missão Portas Abertas e outras agências trabalham abençoando a igreja perseguida por meio de:
         Campanhas de oração
         Campanhas de pressão política (abaixo assinados, etc)
         Ofertas a igreja perseguida
         Treinamento de líderes para a igreja perseguida
         Fornecimento de Bíblias a material de estudo

Podemos e devemos estar conscientes e nos envolver nos modos que o Senhor colocar em nossos corações.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini