Certezas para o Novo Ano


Nesta época do ano há sempre duas coisas muito comuns na média em geral: resumo do que foi o ano passado, e previsões para o ano novo. Mas, a verdade é que as incertezas são muitas. Ninguém pode falar com certeza sobre muitas coisas de 2015. Por exemplo: não sabemos se a economia vai melhorar ou piorar; ninguém sabe se o desemprego vai aumentar ou diminuir; ninguém tem certeza sobre a politica do próximo ano (a não se que vai continuar corrupta); não se sabe se vai haver (mas parece provável, mais guerras); não sabemos se vamos ter saúde ou não, se vamos estar seguros nos nossos empregos ou mesmo nas nossas casas e carros…
Mas isso não quer dizer que o crente em Cristo não pode ter certezas. Na verdade, as escrituras nos dão muitas e boas razões para nos sentirmos seguros em relação a muitas coisas. Pela Palavra de Deus podemos dizer que sabemos de muita coisa com garantia. 

Eis sete certezas bíblicas que podemos levar para o novo ano:

O Mundo jaz no maligno
Foi João que afirmou: “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.” 1 João 5:19. Isso nos garante que o mundo não vai melhorar. Por vezes achamos que sim e o homem gosta de se iludir com a ideia de que estamos a melhorar e a caminhar para uma sociedade mais justa e um mundo melhor, mas não é isso que vemos nas escrituras. O homem escolheu viver sem Deus e por mais que avance na tecnologia e conhecimento o mundo vai continuar a piorar. O século XX é prova suficiente disso. Tanto conhecimento, como o mundo não vira antes, e no entanto foi um século de maldade e crueldade, guerras e genocídio. O homem escolheu viver assim e não vai mudar.

O Juízo de Deus virá sobre o mal
Diante da maldade por vezes ficamos perplexos com a paciência de Deus e Ele é um Deus de misericórdia, mas também de justiça. Paulo lembrou isso ao escrever: “E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.” Romanos 2:2. O Senhor não olha o mal com facilidade. O salário do pecado é a morte e a consequência do pecado vai chagar a cada um porque o que o homem semear isso também ceifará. Podemos olhar a história e confirmar que assim é. Neste ano de 2014 muitos grandes e poderosos de nosso país caíram estrondosamente e antes se julgavam intocáveis. Isso sabemos – a justiça de Deus não vai deixar de agir.

Somos salvos em Jesus
Mas nós temos a garantia da nossa salvação em Jesus: “E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.” 1 João 3:5. Sabemos que a razão pela qual Jesus veio ao mundo (Natal) foi para um dia ir a cruz (Páscoa) e ali ganhar a nossa salvação levantando dos mortos 3 dias depois (Ressurreição) para nos dar a certeza de suas palavras. Sabemos isso e temos experimentado a paz com Deus por meio da obra de Cristo por nós. Não falamos de ânimo leve do pecado mas sabendo que o preço pago foi muito alto e valioso. A vida e o sangue de Cristo para a nossa vida com Deus.

Deus está no controle para o nosso bem
Por causa da salvação que encontramos em Cristo temos paz com o Senhor. E esse Deus que amamos e queremos servir é um Deus soberano que mantém o controle pelo que podemos ter a certeza de seu cuidado: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28. Nós temos visto na Bíblia, na história e em nossa experiência que o Senhor abençoa e controla. Que Ele não abandona até porque nada pode nos separar do amor de Deus em Cristo e com essa garantia sabemos que o ano que vem pode trazer momentos bons e maus mas em todos o Senhor estará presente para nos guiar e abençoar.

O Senhor responde a nossas orações
Uma das formas em que podemos ter garantia de que veremos seu amor é na resposta as nossas orações porque: “…sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.” 1 João 5:15. Sabemos que Deus ouve e que atende as nossas orações. Nem sempre como achamos que é o melhor mas como ELE sabe que é o melhor e essa garantia nos leva ao novo ano com alegria renovada e corações mais leves. Teremos muito que orar no ano que vem e o Senhor sempre ouvirá e atenderá na sua hora, de seu modo, para o nosso bem. Que nos faz servi-lo com outra certeza.

Nosso trabalho não é vão
Sabemos que o ano novo trará muito trabalho e algum cansaço mas é também confortador saber que em relação ao nosso trabalho: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” 1 Coríntios 15:58. Que alegria saber que temos essa garantia no Senhor. Por vezes não veremos resultados rápidos e fáceis. Mas a palavra é semente que não volta vazia, é obra que sempre dá seus frutos e para a Glória de Deus. Sabemos isso e nos dá muita força para o trabalho. E mesmo que o ano novo seja nosso ultimo temos outra garantia.

Estamos seguros da Eternidade com Cristo
Se o nosso tempo chegar e a nossa hora vier temos assegurado: “Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco… Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.” 2 Coríntios 4:14 e 5:1. Temos a certeza do céu, da vida eterna com Deus, da ressurreição de nosso corpo com e para Cristo e isso nos consola em relação aos que perdemos e já partiram e nos consola em relação a nossa partida.


Num mundo cheio de incertezas que alegria ter tantas certezas para o ano que vai começar. Louvemos por isso e nos consolemos uns aos outros estimulando a santidade e ao serviço com as garantias que o Senhor nos dá!


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini