Como vencer a Batalha pela nossa Mente?

No seguimento da reflexão sobre a Batalha pelas nossas mentes analisaremos três atitudes e ações importantes no combate aos pensamentos e padrões perniciosos de raciocínios. Lembremos que é na mente que tudo começa, pois como o homem pensar assim agirá.

1.     Trabalhando as vias de acesso à mente. Protegendo nossos sentidos!

Nossa mente não trabalha no vazio. Ela trabalha com aquilo que recebe e as vias de recepção são nossos sentidos. Sobretudo o que vemos, ouvimos e lemos tem importância capital para o que vai em nossas mentes. Daí que a palavra tenha dado tanta ênfase nisso. Jesus disse: “A candeia do corpo é o olho. Sendo pois o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso. Vê pois que a luz que em ti há seja trevas. Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor” Lucas 11: 34 a 36.

Jesus sabia que a vista dominava muito da vida mental. Ele avisou os homens por exemplo para a luxúria que aos olhos de Deus era equivalente ao adultério: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não Adulterarás. Eu porém vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto se o teu olho direito te escandalizar; arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.” Mateus 5: 27 a 29. Onde isso deixa toda a industria pornográfica que nos assola?

O sábio já anunciava em Provérbios: “Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procedem as fontes da vida” 4:23 e como seria isso possível? Ele responde: “Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras diretamente diante de ti” 4:25. Davi aprendera essa lição quando afirmava: “Não porei coisa má diante dos meus olhos” Salmo 101:3 a.

O mesmo se aplica ao que ouvimos. Na verdade, quase que no geral, acabamos por ver e ouvir. Mas especificamente em relação aos ouvidos temos muitas referências bíblicas. Só no NT temos 17 vezes a expressão “quem tem ouvidos para ouvir ouça”. Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça. Atendei ao que ides ouvir” Marcos 4: 23 e 24. Logo. a palavra reconhece vastamente a importância da guarda de nossos sentidos na luta pela nossa mente.

Esta regra de vida se aplica a tudo. Televisão, Cinema, Internet, Jornais, Revistas, Livros, Mídia em geral. O que estou vendo? O que estou colocando diante de meus olhos? O que estou lendo? O que tenho ouvido? A escolha é minha. Se alimentar minha mente através de meus sentidos com lixo como é que espero ter uma vida luminosa e experimentar a voz de Deus e sua vontade? Esta é uma questão prática. É pessoal. É uma questão de escolha e opção. Esta nas minhas mãos!

2.     Dando à minha mente alimento na Palavra!

Qual é a alternativa então? Encher minha mente de coisas boas. É um bocado como o corpo. Não posso me alimentar de fast-food diariamente e pensar que meu corpo vai estar saudável. Se como porcaria vou pagar o preço. Tenho então que escolher bem a comida. Dosear as coisas saudáveis. Comer salada, frutas, beber muita água etc. Espiritualmente também.

O Salmista sabia isso quando dizia: “ Bem-aventurado o homem.. que tem seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem e tudo quanto fizer prosperará” Salmo 1:2 e 3. Já o Senhor levara a mesma mensagem a Josué quando de sua tomada de posse: “Não se aparte da tua boca e livro desta lei antes medita nele dia e noite para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito porque então farás prosperar o teu caminho e então prudentemente de conduzirás” Josué 1:8

Era por isso que o Senhor dizia ao povo para manter a lei visível em suas casas e até em seu corpo: “E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração. E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te também as atarás por sinal na tua mão e te serão por testeiras entre os olhos, e as escreverás nos umbrais da tua casa e nas tuas portas” Deuteronómio 6:6 a 9. Deus sabia que a visualização das suas palavras ajudaria o povo a se manter no caminho certo por isso deixou até leis para que isso fosse feito.

Séculos depois o autor de Hebreus sintetizou esse pensamento para a igreja de Jesus dizendo: “Portanto nós que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos com paciência a carreira que nos esta proposta, Olhando para Cristo, autor e consumador da nossa fé...” Hebreus 12:1 e 2 a. Ao que Paulo concordando diz em sua oração pela igreja em Éfeso: “Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos” Efésios 1:18.

3.     Aprendendo a usar o Filtro Divino

Cientes então da liberdade que temos em Cristo, guardando nossos sentidos que alimentam nossos pensamentos, aprenderemos a “destruir argumentos e pretensões que se levantam contra o conhecimento de Deus, levamos cativos todos os pensamentos para torna-los obedientes Cristo” II Coríntios 10:5. E fazemos isso avaliando o que vai alimentar nossas mentes através do filtro Divino que Paulo nos fornece: “Finalmente irmãos, tudo o que verdadeiro, tudo o que for honesto/nobre, tudo o que for correto/justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nisso... e o Deus de paz estará convosco” Filipenses 4:8 e 9 b.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini