O que dura para sempre!

O que você tem ganho ultimamente? Salário, juros de seu investimento, saldo de sua conta? O que tem ganho? Prémios, promoções, amigos ou decepções? Aquilo que tem ganho vai durar? Quanto tempo? Seu investimento é duradouro? Aquilo que tem ganho fará diferença na eternidade? Fará diferença na sua eternidade? Vai levar quando deixar esta vida que sabemos ser passageira? ´

Eugene Peterson escreveu que “se não sabemos para onde estamos indo, qualquer caminho serve”. Se você não tem destino certo então tanto faz virar a direita ou a esquerda. Mas se pretende chegar a certo destino pré estabelecido então é melhor estar seguro de que pegou a estrada certa. Se sua vida não tem propósito, tanto faz como a vive, como usa seu tempo e gasta seu dinheiro e tanto faz aquilo que ganha. Mas se tem um propósito definido então tudo isso muda. A forma como vive, o modo como usa seu tempo e seu dinheiro deverão estar de acordo com aquilo que definiu como seu propósito.
Há milhões de pessoas neste mundo que não sabem para onde vão e não tem qualquer propósito no dia-a-dia. Nesse caso nem faz muito sentido criticar seu estilo de vida, seus gastos e ganhos. Se não tem rumo então tanto faz. Mas aquele que assumiu a vida cristã, que diz ser seguidor de Cristo, que quer viver para a glória de Deus, não pode simplesmente viver como alguém sem direção. E aqui voltamos a pergunta inicial: o que tem ganho ultimamente?
Há muitas coisas que ganhamos nesta vida. Desde o salário essencial para a sobrevivência da família ao brinde do cereal de meu filho, há muitos ganhos a cada dia. Mas que duração terão? O salário deveria durar até ao mês que vem, o que nem sempre é fácil. E o resto? A verdade é que praticamente tudo que ganhamos, acumulamos e lutamos para obter tem vida curta e duração bem limitada. Por isso Jesus dizia: “Não ajuntei tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu...” Mateus 6:19 e 20. Ora, ajuntar tesouros no céu significa ganhar aquilo que dura para sempre. E o que dura para sempre?
Há pelo menos três coisas que a Palavra diz que não acabam e que deveriam ser nosso investimento: A Palavra de Deus, o Amor e as Almas. Vejamos como ganha-los:
“A Palavra do Senhor permanece para sempre” diz I Pedro 1:25. Sabemos que Jesus nos garantiu que “o céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão-de passar”. Eis aqui algo digno de investimento. Tudo aquilo que investimos na palavra dura para sempre. Nosso tempo de leitura, de meditação, de estudo, de proclamação, de distribuição da palavra, são atos de valor eterno. Não posso levar comigo minha casa e minhas roupas, mas levarei aquilo que tiver semeado da palavra e aquilo que tiver desenvolvido de seu conhecimento. Isso deveria nos fazer mudar de atitude para com a palavra e seu valor. Tanto tempo gastamos com coisas perfeitamente fúteis e perecíveis. Pois a palavra não perece e nela podemos investir.
Mas lemos também que “o amor jamais acaba” I Coríntios 13:8. Podemos valorizar muitos as profecias mas elas cessarão pois um dia já não serão necessárias. Podemos aprender línguas e será útil, mas um dia elas deixarão de existir e não mais as usaremos. Podemos crescer em ciência e terá seu valor, mas um dia toda ciência desaparecerá. Mas o amor permanece e aquilo que investirmos nele será eterno. Quer saber como crescer em amor? Só há um modo e bem simples. Ame! Quanto mais gastá-lo, mais ele crescerá. Faça atos de amor, fale palavras de amor, pense com amor e planeje com amor e seus atos e palavras refletirão a essência do próprio Deus e isso é de valor eterno.
Há ainda algo eterno para nosso investimento: as almas. Jesus disse que ganhar a alma era o mais importante. Ele alertou de que de nada serviria ganhar o mundo inteiro se perdêssemos a alma (Mateus 16:26) porque o mundo será aniquilado, mas a alma uma vez terminada a vida aqui volta para o Senhor (Eclesiastes 12:7). Logo concluímos que um investimento de valor maior é em nossa alma primeiramente e no ganhar outras almas. Se sou salvo minha alma está segura nas mãos de Deus. Que posso então fazer? Ganhar almas para Cristo. A palavra diz que o que ganha almas é sábio (Provérbios 11:30). Cada alma que ganhas para o Senhor é uma riqueza eterna. É tesouro no céu. E quantas almas têm ganho? Quanto tempo e esforço têm gasto nesse investimento que vale para sempre?
Gaste algum tempo meditando nisso. Há investimentos com valor eterno. Vamos usar melhor nosso tempo; vamos gastar melhor nossos recursos; vamos investir mais sabiamente. Deposite no céu... lá não há crise que chegue e nem recessão que atrapalhe.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini