Queridas Mães!

Todos que me conhecem sabem que tive a melhor mãe do mundo... fico feliz se concordar comigo. Mas também ficarei feliz se não concordar por achar que a sua mãe era melhor. É assim que deve ser! E meus próprios filhos têm boas razões para achar que a deles é melhor. Mas nestes dias o importante é lembrar nossas mães, honrá-las e amá-las como só elas merecem.

Creio que não é possível descrever a 100% o que uma mãe de verdade faz e nem elas sabem. O mais perto que consigo chegar é dizer que ser mãe é criar lar. A minha era especialista nisso. Não posso esquecer a sensação gostosa de segurança e carinho que sentia quando chegava em casa vindo da faculdade. Por outro lado, quando as férias acabavam e saía porta fora, chegava ao comboio e sentia um frio no estômago. Estava de novo sozinho no mundo e tudo era contra mim. Em casa havia um descanso, uma paz, uma segurança, um amor, um calor que tornava tudo especial. Por isso nunca mais comemos nada que se pareça com a comida da nossa mãe.

Mães, vocês são extraordinárias! Que me desculpem os pais (e eu incluído) mas a figura mais próxima que temos de Deus é a mãe. O amor sacrificial, o aconchego, a proteção. Tudo na mãe de verdade nos lembra o cuidado e o amor do Senhor. Que privilégio delas por nos darem a luz. Que responsabilidade por terem que refletir o criador.

Mas hoje queria deixar duas dicas simples para as amadas mães. Toda mãe quer ser a melhor. Toda mãe aspira a ser lembrada como a melhor e quer criar os seus rebentos da melhor maneira. Vou deixar então duas dicas da minha mãe. Duas coisas tão simples que ela fazia e que qualquer mãe pode fazer e que fizeram toda a diferença para mim e farão para todos os filhos.

Mamãe ouvia. Eu amava sentar na cozinha e ficar contando casos da escola, da faculdade, dos jogos de futebol, dos colegas, da namorada. E mamãe ouvia. Ela ouvia com interesse e me fazia sentir o centro do universo. Ao falar com ela tinha a noção do quanto eu era importante para ela. Acho que muitas vezes ela não entendia o que eu falava. Por vezes não gostava das músicas que lhe mostrava ou dos livros que referia, mas ouvia com interesse e comentava quanto podia e eu me sentia amado, respeitado e querido.

Mamãe orava. Já referi várias vezes o quanto era importante para mim encontrar mamãe orando na sala de madrugada e ouvir meu nome em seus lábios. Mamãe orava balbuciando para não adormecer. Acordava de madrugada porque a diabetes a levantava com suas hipoglicémias e depois de comer algo na cozinha ela parava na sala e orava. Orava por mim e por Lilia, minha irmã e eu sabia e como isso me valia e me vale até hoje. Estou certo de que fui muito abençoado pelas orações de minha mãe.

Amada mãe quer ser bênção? Quer ser recordada de modo especial? Não precisa ser rica, nem extraordinariamente sábia, não precisa ser a melhor cozinheira. Há muita coisa que pode não ter e não conseguir fazer, mas estou certo de que essas duas coisas estão ao seu alcance. Pode ouvir e pode orar e saiba que assim será uma bênção. Obrigado por seu amor. Que o Senhor a preserve!

8 comentários:

HeriSt@neck disse...

A sua foi a segunda melhor....a minha foi a primeira.....Além de pegar mamãe orando,nos ouvir, mamãe escrevia todos as suas orações. Quando ela faleceu encontrei vários cadernos, cada momento colocado nas mãos poderosa do Senhor...Meu nome, "caramba", era um dos mais escritos. Acho que fiz ela perder muitas noites de sono...Mas algo que vc não pode sentir, nem saber, são os sentimentos de uma mãe para com seu filho. Isso eu só entendi depois que fui mãe.Vc é pai!
"Sou pequenininha do tamanho de um botão.levo PAPAI no bolso e mamãe no CORAÇÃO, o bolso furou...papai caiu no chão, mamãe que é queridinha...FICOU NO CORAÇÃO".
Feliz Dia das mães!

Joed Venturini disse...

Cara Herisete: Seu comentário é exatamente o que eu queria despertar e aceito tudo o que disse inclusive a parte do pai. Só espero não cair no chão... Abraço

Maria Luiza Mazoni Porcaro disse...

Joed,
seu texto me fez refletir e querer ser ainda mais a melhor mãe do mundo para os meus filhos.
Um grande abraço
Maria Luiza

Maria Luiza Mazoni Porcaro disse...

Joed posso publicar esse seu texto no meu blog? Lógico que com o seu nome e com o endereço do seu blog.

Joed Venturini disse...

Maria Luiza, fique à vontade para publicar qualquer artigo deste blog. Nosso desejo é que possa abençoar a muitos. Um abraço ao Braulio e a todos aí em Belô.

CHB1 disse...

iolandavcmelo@gmail.com
Querido Joed!
Amaei o teu texto, principalmente porque tive o privilégio de conhecer a "mamãe" em causa! Até hoje, vejo no meu trabalho com crianças a "marca" que irmã Márcia deixou em mim!
Obrigada pelas palavras. Sou mãe há 13 anos e ainda estou a a aprender a ser mãe, com as minhas filhas!
Beijo e abraço.

ClaudiaHeiderick disse...

que benção!
era esta a mensagem que eu queria para este dia! algo para a nossa alma e de nossos filhos!
algo tão simples: ouvir e orar!
... vez por outra precisamos ser lembradas e motivadas a fazâ-lo.
obrigada pastor!
Deus continue abençoando sua vida e de sua família

Anônimo disse...

devia orar mais pela minha filha.

Oiço, dou atençãao...

Mas à um defice na oração...

obrigado por mr lembrar...


lidia

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini