ELE DEVERIA...

O paciente chegou aparentemente estável ao hospital. Não parecia ser daquelas urgências prioritárias. Esperou sua vez de atendimento sem queixas maiores. Mas, quando o médico o examinou a suspeita ficou no ar. Era mais grave do que parecia.
O médico estava sobrecarregado, cheio de doentes para ver. Pensou em atuar de certo modo,  mas acabou por deixar o paciente ir embora com uma medicação simples. Algumas horas depois ele entrou novamente na urgência, mas desta vez já vinha morto numa maca...

Histórias assim levam-nos à indignação. "Negligência", grita um, "Mal exercício da função" diz outro. Ninguém perdoa. Ele deveria... Não fez nada de mal em teoria, não foi ele que provocou a morte, não foi ele que fez o paciente ficar doente, não foi sua prescrição que o matou. Foi a falta dela. Foi algo que sabia, que deveria ter feito e não fez. Foi pura e simples omissão. Mas foi fatal e nós clamamos ao céu por justiça.

Na verdade, de um modo geral, condenamos mais vivamente os pecados activos dos que os passivos. Mais facilmente nos horrorizamos com um adultério ou uma agressão do que com a passividade de assistir a uma maldade sem dizer nada ou a falta de gentileza e amor num casamento. Às vezes podemos ser levados a pensar que os pecados de omissão são coisa pessoal. Opção de cada um e ninguém tem nada a ver com isso. Mas num caso como o citado a situação muda de figura.

A Omissão pode ser fatal. E é! Mas não só em casos médicos.  É em tudo na vida. Tiago, que era claro e direto, foi perentório: "Aquele que sabe o bem que deve fazer e não o pratica comete pecado" (4:17). Num certo sentido bem prático somos todos culpados do erro do médico já referido. Pense comigo:

1) Omissão na Vida Física
Todos sabemos que é preciso ter cuidado com a alimentação, não abusar de doces, gorduras e sal, mas continuamos comendo de tudo sem restrição e prejudicando nosso organismo. Sabemos que é preciso algum tipo de exercício físico, nem que seja caminhar, mas levamos vidas de sedentarismo puro pegando o carro para ir à esquina. Sabemos que é necessário fazer exames médicos periódicos e controlar certos valores como o colesterol, a glicemia, a tensão arterial e fazer exames preventivos de cancro, mas passamos anos sem visitar o médico.

Infelizmente só quando já sofremos um enfarte, uma trombose, uma crise renal ou começamos a ter diabetes é que lembramos de tudo isso. Deveríamos ter tido cuidado. Sabíamos o que era preciso fazer, mas não o fizemos.

2) Omissão na Vida Material
Sabemos que os recursos são limitados e é preciso poupar, mas gastamos tudo que recebemos e quando surge uma urgência não sabemos o que fazer. Sabemos que um orçamento familiar cuidadoso é essencial à vida doméstica, mas gastamos sem fazer contas até o cartão de crédito ser rejeitado. Sabemos que não devemos nos endividar, mas entramos em prestações desastrosas para ter coisas que na verdade pouco acrescentam à nossa vida a não ser dor de cabeça. Sabemos tudo isso. Já vimos pessoas que o fazem e comprovamos que em suas vidas são mais tranquilos e equilibrados. Deveríamos ter esses cuidados, mas não temos. Por regra, somente quando a casa cai  é que mudamos. Quando as dividas já são excessivas, quando é preciso devolver a casa ou arranjar um terceiro emprego. Sabíamos o que era preciso fazer, mas não o  fizemos.

3) Omissão na Vida Social e Familiar
Sabemos que devemos trabalhar nossos relacionamentos. Ser mais amigos e compreensivos no trabalho e na escola, dedicar mais tempo a ouvir. Sabemos que devemos cultivar nossas amizades, fazer e manter nossos amigos mais preciosos, mas nunca há tempo para os outros e quando precisamos de alguém parece que não há ninguém a quem possamos chamar.

Sabemos que precisamos dar mais tempo à família, ao casamento, aos filhos. Que é urgente separar tempo para namorar, conversar intimamente com nosso cônjuge e orar juntos. Sabemos que é preciso criar momentos que alimentem nosso amor, demonstrar carinho e apreço no dia-a-dia, usar de palavras que animem e incentivem, dar lugar ao romance com periodicidade mas os dias passam e as tensões aumentam e um dia descobrimos que precisamos de conselheiro matrimonial, porque nosso amor passou à história.

Sabemos que é preciso ouvir os filhos, saber de suas atividades, conhecer seus interesses, participar de seus passatempos, ajudar em seus estudos, conhecer seus amigos, controlar seu lazer e sua internet. Mas nunca há tempo disponível e muitas vezes só acordamos quando há sinais evidentes de falha escolar, abuso de substâncias químicas ou o relacionamento familiar desmorona-se. Sabíamos o que era preciso fazer, mas não o fizemos.

4) Omissão na Vida Espiritual
Sabemos que é fundamental ler a Bíblia e orar diariamente, passar tempo com o Pai. Sabemos que é útil ler bons livros evangélicos, ouvir boas mensagens, ter tempo pessoal de meditação e louvor. Sabemos que o domingo é dia do Senhor e deveríamos passa-lo na igreja na comunhão dos crentes. Sabemos que temos dons e deveríamos usa-los em ministérios para a Glória de Deus. Mas os dias e anos passam e nunca há tempo para orar a não ser rapidamente nas refeições ou desesperadamente nas crises, nunca há tempo para ler a Bíblia a não ser em cultos esporádicos, os domingos servem para tudo (arrumar a casa, fazer o trabalho em atraso, estudar para as provas) menos para a igreja e os dons ficam enterrados. Então, um triste dia as lutas chegam, o vento é contrário, o casamento desmorona, os filhos se afastam, o emprego se perde e descobrimos que não temos bases para enfrentar nada disso. Sabíamos o que era preciso fazer, mas não fizemos.

Conclusão:
Na história de abertura falei de um médico que deveria ter agido, mas não o fez e o paciente morreu. Sabemos de muitas coisas que devemos fazer e priorizar. Não fazê-lo coloca em risco fatal nossa saúde, nosso orçamento e conta bancária, nossas amizades e relacionamentos, nosso casamento e filhos e, sobretudo, nossa vida com Deus.

Então, em nome de Jesus e pela graça de Deus vamos parar de falar do que devemos fazer e começar a fazê-lo. E que o Senhor nos dê a força para perseverar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pastor Joed.

Tive o grande prazer de conhecer seus pais. Tenho uma grande admiração pelo seu chamado, cumprido desde a mais tenra idade. Que Deus o abençoe e à sua família.

Parabéns pelo seu aniversário amanhã, dia 22/03.
Lucia Carmen

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini