"MELHOR QUE NADA..."

Numa recente reunião de pais e mestres na escola do meu filho impressionou-me a falta de ambição dos alunos. A diretora de turma discutia com os pais qual era a menor nota para passarem de ano, quantas cadeiras podiam chumbar e mesmo assim passar, que média seria suficiente para transitarem de nível. Isso levou-me a concluir que, vivemos hoje, uma cultura de mediocridade. Nossa sociedade rendeu-se a uma subcultura de "mais ou menos". Nada de busca pela excelência, nada de esforço ou disciplina, apenas um mero encolher de ombros perante o razoável.

Essa cultura se revela em expressões onipresentes como "antes tarde que nunca", ou "melhor isso que nada". Expressões assim revelam o desencanto, a aceitação tácita do mal menor, a resignação com o mediano na falta de perspectiva do que seja realmente bom ou ótimo.

O mais triste de tudo é que essa cultura vem contaminando a igreja de Jesus. Crentes vivem achando que para Deus qualquer coisa serve. Desde que façam o mínimo, batam o ponto, façam sentir sua presença, mostrem algum interesse, será suficiente. Mas uma visão mesmo que rápida das escrituras nos mostra exatamente o contrário. Para Deus não serve o antes tarde que nunca ou alguma coisa é melhor que nada.

Nenhum louvor é melhor que louvor hipócrita!
"Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim...continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deles" Isaías 29:13 e 14. E a obra maravilhosa de que o texto fala não seria nada agradavel ao povo. O Senhor abominava um louvor hipócrita e sem razão de ser. Louvor é elogio e se for feito de modo mecênico e sem real motivo se torna numa bajulação barata e depreciativa. Se nós não aceitamos esse tipo de louvor porque o Senhor dos Senhores o aceitaria.

Nenhuma oferta é melhor que oferta de restos, forçada e amargurada!
"cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com trsieza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria" II Corintios 9:7. "Porque todos estes deram como ferta daquilo que lhes sobrava; esta porém, da sua pobrezxa deu tudo o que possuía." Lucas 21:4. O Senhor abominou as ofertas do povo nos tempos de Malaquias (ver capitulo 1) porque traziam animais cegos e coxos, os restos, o que já não queriam. Para Deus é melhor não levar nada que dar sobras, dar de mal humor, por obrigação ou em espirito de barganha. A oferta e o dizimo são forma de louvor, são gesto de gratidão, são privilégiuo do crente.

Nenhuma oração é melhor que discurso auto afirmativo ou exibicionista!
Em Lucas 18: 9 a 14 o Senhor contou a história de duas orações. Uma, de um fariseu, bela e majestosa, porém orgulhosa, vã e até mesquinha. Foi rejeitada por Deus. A outra, de um publicano, desajeitada, pobre em palavras, mas sentida, verdadeira, humilde e sincera. Foi aceita "porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado". A oração é o respirar da vida cristã. Tem que ser natural, contínuo. Precisa ser sincero, humilde, autêntico. Oração bonita, para o auditório nada vale perante o Senhor. Discursos não o impressionam. Aqule que crioi o mundo com sua palavra porventura se deixaria impressionar por palavras que possamos pronunciar? Se não podemos falar do coração, se não temos o que falar com ELE é melhor ficar em silêncio e esperar o toque do Espirito.

Nenhum culto é melhor que um culto vazio e sem sentido!
" Estou farto dos vossos holocaustos... não continueis a trazer ofertas vãs... não posso suportar os vossos ajuntamentos... as vossas festas a minha alma as aborrece..." Isaías 1: 10 a 14. Seria de esperar que o Senhor tivesse alegria no culto prestado por seu povo. Mas chegou a abomina-lo. Porque? Porque se tornara mecânico, vazio, ritual sem sentido. Porque o povo vinha adorar mas vivia como se Deus não existisse. Porque mesmo durante o culto suas mentes estavam em mil atividades e coisas vãs e mesmo em pecados a cometer após o cerimonial. E nós? Não temos caído em ritualismo? Fazendo do culto uma mera cerimônia a que devemos comparecer uma vez por semana? Porque nos reunimos? Com que objetivo? Para que propósito? Não nos enganemos, o Senhor não acha que qualquer culto é melhor que nada. Para ELE só o melhor serve!

O Senhor chegou a dizer à igreja de Laodicéia "... porque és morno e nem és frio nem quente, estou a ponte de vomitar-te da minha boca" Apocalipse 3 :16. Isso deixa claro que, para o nosso Deus, morno não serve!

Que o Senhor desperte a sua Igreja e a cada um de nós. Deixemos de lado a cultura do mais ou menos
e vivamos intensamente, pois nosso tempo aqui é curto
e há que fazer a obra enquanto é dia!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini