VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - A ORIGEM

A Associação de apoio à vítima em Portugal recebe em média 18 pedidos de socorro por dia. Esses pedidos vão desde agressões ligeiras a situações com risco de vida. Sabemos que a violência doméstica sobretudo sobre mulheres e crianças é um problema grave e difícil de ser tratado por causa da vergonha e do estigma social que acarreta. Mas há outro tipo de violência doméstica que tem se tornado comum e que é na maioria das vezes ignora ou até consentido.
Estou falando de uma violência contra a família que entra em casa com o consentimento dos seus membros. Faz um estrago significativo e fica impune exatamente porque foi convidado. Falo de uma violência que é feita contra nossas famílias e que nós pagamos para que aconteça. Acha estranho? Improvável? Pois estamos falando da agressão que nos advém de filmes e series de TV.

Com a degradação das TVs públicas e o advento dos canais privados, era de supor que a qualidade da televisão melhorasse. Na verdade piorou consideravelmente. Os programas que hoje invadem e violentam nossas famílias são tolerados e aceitos como inevitáveis e talvez por isso mesmo causam tanto estrago. Pense comigo no que hoje vemos:

Banalização da Violência
Em poucos minutos assistimos a vários assassinatos, torturas, violações e agressões. Houve um tempo em que os heróis da TV apenas prendiam os bandidos, hoje eles os matam, por vezes com requinte de maldade e nós aplaudimos. Nossa capacidade de aceitar toda essa violência deteriora o discernimento e é responsável, talvez principal, pelo crescimento das agressões em ambiente familiar e escolar. Afinal, se o meu herói favorito o faz, porque não faze-lo?

Insistência na Blasfémia
Repetidamente programas, personagens e situações fazem pouco dos valores cristãos, ridicularizam a fé e blasfemam de Deus e Jesus. Se nós soubéssemos que certa pessoa ou em certo lugar se falaria sistematicamente mal de nossos queridos creio que evitaríamos essa pessoa ou lugar. Mas quando se trata de nossa fé, daquilo que é supostamente nossos bem maior, nosso Deus e Salvador amado, permitimos e pagamos para que palavras, gestos e atitudes blasfemas se repitam em nossa sala de estar. É no mínimo estranho e muito triste.

Vulgarização do Sexo
Cenas que há poucos anos só passariam depois da meia-noite são vistas hoje a qualquer hora. O sexo é apresentado como um vício mundial, um elixir da juventude. Vale para qualquer um, em qualquer ocasião desde que traga prazer. O incentivo a que a juventude use o sexo quando e como quiser entra nas salas de nossas casas e enche a mente e o coração de nossos filhos, sem que haja uma explicação das consequências necessariamente complicadas desses actos.

Glamorização da Prostituição
Vemos hoje na TV uma exaltação da prostituição, que se tornou generalizada. Em vez da degradação que realmente marca essas situações, a TV as mostra como sofisticadas fontes de prazer. As mulheres que se degradam por meio da venda de seus corpos são vistas como pessoas liberadas e modernas, donas de seu destino. Na verdade são escravas de uma situação desprezível da qual sonham se livrar.

Incentivo ao Adultério
Nas séries de TV de hoje o sexo dentro do casamento é ridicularizado e tornado tolo. A mensagem é clara: abaixo o casamento! O adultério é apresentado como natural, desejável e até como algo que pode melhorar o próprio casamento. Séries como "sex and the city" entre outras procuram mostrar que o casamento é algo ultrapassado e o normal e ideal é nos comportarmos como animais no cio que procuram o primeiro parceiro ou parceira agradável ou disponível. Realmente a evolução é verdade, estamos evoluindo rapidamente em direcção aos macacos...

Glorificação da Homossexualidade
Há muito que a TV se tornou plataforma privilegiada do lobby gay. O cinema e a TV foram usados para mostrar o homossexual como ser superior, mais sensível, culto, bonito e inteligente. Os relacionamentos homossexuais são apresentados como de alto nível, com o respeito e carinho que falta à maioria dos casamentos. Curioso, no entanto, que mesmo desprezando todas as convenções e tradições os gays insistam em poder se casar legalmente... A verdade sobre a homossexualidade é tão distinta da sua imagem na TV que nem sabemos por onde começar. A verdade é que se impõem a nossas famílias como fato consumado e, de tanto assistir, acabamos achando normal. Em breve começaremos a ver os pedófilos sendo apresentados como boas pessoas também??

Desvalorização da Paternidade
Programas, filmes e séries, muitos deles especialmente feitos para crianças e em banda desenhada, mostram os pais como tolos, indecisos, incapazes e alvo preferencial de piadas, artimanhas e truques. As crianças são levadas a desrespeitar os pais, mentir a eles e fugir de suas orientações. Tudo isso é feito pelos heróis do filme ou série colocando-os em vantagem sobre os "tolinhos" que ainda acreditam em obedecer aos pais. E nós aceitamos que nossos filhos assistam, por vezes com nossa presença na sala, a programas onde são ensinados a nos desprezar.

Tudo isso tem sido estratégico para um objetivo claro: destruir a família. Afinal é violência doméstica muito mal dissimulada e que minou as bases da instituição mais importante da sociedade. Se a história nos ensina algo é que todas as civilizações e impérios que permitiram a deterioração da família caíram em pouco tempo. Aprendemos pouco com o passado e avançamos rapidamente para o colapso numa sociedade dominada pelo sentido individualista do prazer pessoal como valor acima de todos os outros.

COMO REAGIR?
NA PRÓXIMA SEMANA ABORDAREMOS VÁRIAS SOLUÇÕES PARA ESTE PROBLEMA.

Deixe aqui sua opinião e situações que enriqueçam o debate.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini