Amnésia Espiritual

Naquela manhã vovô acordou estranho.  Não sabia onde estava, não sabia quem nós eramos, não sabia que idade tinha ou em que ano estávamos. Vovô estava com amnésia pós-traumática.  Acabáramos de viver o terremoto do 1º de janeiro de 1980, de 9 graus de intensidade, que devastou a Ilha Terceira nos Açores e meu avô Edmundo Venturini vira a destruição maciça que afetara a ilha . Ficou tão chocado com a tragédia que reagiu com uma amnésia que graças a Deus foi apenas temporária. Uma semana depois ele já voltara ao normal. Mas aqueles dias foram suficientes para perceber como é trágico esquecer.
A Amnésia é um quadro patológico, uma doença. Esquecer é normal, mas só até certo ponto. Todos nos preocupamos quando a idade vai avançando e começamos a esquecer as coisas, porque pode ser sinal de deterioração das funções cognitivas e isso assusta. Mas em termos espirituais temos sofrido de amnésia individual e coletiva e o esquecimento espiritual não é menos grave que o cognitivo. Vejamos algumas áreas em que temos apresentado avançados sinais de amnésia espiritual:

1) Esquecendo as bênçãos
Este tem sido um dos pontos em que nossa amnésia tem sido mais flagrante: o esquecimento das bênçãos de Deus. Basta surgir um problema no horizonte e logo toda a memória das bençãos passadas é varrida de nossas mentes. Parece que cada nova dificuldade tem a capacidade de nos fazer esquecer de todas as vezes que o Senhor nos livrou.

Uma das principais razões pelas quais o Senhor estabeleceu as festas para Israel nos livros da lei era para que o povo pudesse se lembrar periódicamente das bençãos e vitórias do passado. Quando Jeosafá ficou paralizado diante da enormidade das tropas que vinham atacá-lo recobrou forças orando e lembrando das vitórias antigas (II Cronicas 20:5 a 12). Quando Elias fugiu de Jezabel em depressão julgando-se o último crente o Senhor mandou que regressase pelo seu caminho porque isso traria á sua mente as conquistas do passado recente (I Reis 19:15). O salmista vez por outra faz menção da necessidade de lembrar das maravilhas de Deus (Por ex. 78:35 e105:5).

O Apóstolo Paulo instigou os crentes a dar graças em tudo (I Tessalonicenses 5:18) porque isso agrada ao Senhor. Esquecer as bençãos traz grande prejuizo para a vida espiritual e precipita a noite da alma. Lembrar de como o Senhor tem sido bom, por outro lado, consola, fortalece e dá ânimo para continuar. Precisamos vencer essa amnésia e viver na alegria da recordação de como o Senhor nos tem abençoado, livrado e guiado. Ebenezer, até aqui nos ajudou o Senhor.

2) Esquecendo os Mandamentos
Cada vez mais pretendemos deixar de lados os mandamentos do Senhor. Gostamos de referir que vivemos debaixo da graça não da lei e que por isso os mandamentos não nos tocam. Mas a verdade não é bem essa. O Senhor foi bastante claro ao dizer que "aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama, e aquele que me ama será amado de meu Pai e eu também amarei e me manifestarei a ele" João 14:21. Ou seja, a manifestação clara de Deus e Jesus nas vidas dos discipulos está vinculada à sua lembrança e consequente obediência dos mandamentos.

O Senhor não aboliu a lei no sentido que a tornou desnecessária. A lei continua sendo básica. O cristão sabe no entanto que a lei não salva e não deve ser o seu peso que nos motiva e sim a gratidão, o louvor e a vontade de servir o Mestre. Mas a lei de Deus continua presente e eficaz. Se os homens cumprissem os 10 mandamentos por exemplo, teriamos resolvidos mais de 90% dos problemas da humanidade.

Fala-se muito entre os crentes sobre a dificuldade em conhecer a vontade de Deus como se ela fosse um mistério dificílimo. Ora, o segredo está no ensino de Jesus. Se queremos conhecer a vontade de Deus, ou seja, se queremos que ELE se manifeste claramente a nós, temos que obedecer seus mandamentos. Na Palavra temos 90% daquilo que Deus quer para nossas vidas. Se conhecermos e vivermos tudo isso o que falta nos será revelado sem dificuldade. O complicado é querermos viver pela nossa cabeça e depois querer que o Senhor se revele na hora em que precisamos.

Devemos resgatar os mandamentos. Não quero dizer com isso que vamos passar a reler Levítico para cumprir as regras do tabernáculo. Estou falando do ensino claro do Mestre, de suas orientações para a vida como as do Sermão do Monte. Ali não temos apenas beleza e profundidade, temos prática para a vida do crente. Temos manifestado crescente amnésia no que diz respeito a esses mandamentos e depois não sabemos porque andamos meio perdidos. O Senhor disse para não julgarmos e nós jugamos; Ele disse para não tomarmos vingança e nós planejamos retaliações; Ele abominou o divórcio e nós achamos que é prática normal; Ele condenou a luxúria e nós o chamamos de mal menor... etc. Que amnésia terrivel! Só pode dar em confusão.

A vida cristã existe numa dinâmica de fé e obediência. São as duas pernas sobre as quais andamos. Cremos e obedecemos. Como no velho e sábio hino "Crêr e Observar tudo quanto ordenar, o fiel obedece ao que Cristo mandar".

3) Esquecendo o Testemunho
Hoje somos capazes de discursar por horas sobre vários assuntos. Futebol, Politica, Moda, Televisão, Cinema, Vida de gente "famosa", crises internacionais, catástrofes naturais. Mas quando o assunto é Jesus parece que nossa bagagem acaba. Ficamos mudos, envergonhados, embaraçados. Sofremos de uma grande amnésia no que toca ao testemunho.

Jesus chamou-nos para uma manifestação clara de fé. Enviou-nos como testemunhas do que vivemos com Ele (Atos 1:8). Talvez tenhamos vivido tão pouco com Ele e por isso temos pouco a falar dEle. Ele disse claramente que quem o confessase diante dos homens teria seu galardão na confissão do próprio Cristo diante de Deus (Mateus 10: 32). O contrário também seria verdade.

Pedro instou os crentes a estarem preparados para a todo momento responder sobre a razão da esperança que há em nós (I Pedro 3:15). Os crentes de Antioquia foram os primeiros a ser chamados de Cristãos exatamente por seu testemunho (Atos 11: 20 e 26). Se nós fossemos os crentes de Antioquia como ficaria conhecida a Igreja de Cristo? Igreja Internacional da Neutralidade? Igreja Mundial do Bom Senso? Igreja da Tolerância Total?

O testemunho de Jesus só pode fluir normalmente quando vivemos com Ele. O discípulo não consegue evitar falar do Mestre. Não é algo piegas, ou desagradavel. Trata-se de Vida. É o testemunho de algo que mudou nossa vida. Quando ouço certas pessoas falando de um tipo de dieta ou de uma nova forma de meditação como tendo alterado suas existências fico me perguntando onde está o testemunho Cristão. Vivamos com o Senhor. Deixemos seu amor e sua graça inundar nossos dias e então deixaremos de lado esta amnésia de testemunho.

4) Esquecendo da Honra
O último tipo de amnésia que quero mencionar é a amnésia da honra devida. A Igreja tem sido ingrata e mostrado rápido esquecimento daqueles que a servem fielmente. É triste verificar que muitas vezes no mundo, em empresas ou trabalhos seculares, há mais reconhecimento pelo serviço prestado do que em muitas congregações. Vemos isso nas vidas de pastores idosos esquecidos, missionários abandonados e líderes deixados de lado após sua força para o trabalho diminuir.

Mas a Palavra declara que devemos a "quem honra, honra" (Romanos 13:7). Paulo dizia aos Tessalonicenses para que "acatassem com apreço os que trabalaham entrevós e os que presidem e vos admoestam e os tenhais com amor em máxima consideração por causa do trabalho que realizam" (I Tessalonicenses 5:12 e 13) e em Hebreus lemos "obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles" (13:17).

Nossa amnésia tem se mostrado nos salários tristes de alguns pastores, na aposentadoria miserável de outros, no abandono de obreiros que serviram em campos distantes das igrejas das capitais em lugares dificeis na pátria e no mundo e que após se gastarem na obra vivem no esquecimento sem que se saiba de suas vitórias e lutas ou se mostre honra ao seu labutar.
Vencer esse esquecimento está em nosso poder. Honrar a quem merece é um principio cristão que ficou estabelecido em muitas culturas ocidentais. Não deixemos nós, a Igreja de Jesus, de o fazer valer.

Conclusão:
Amnésia é doença que tem tratamento. Suas consequências podem ser trágicas e por isso o tratamento é intensivo. Podemos e devemos estar atentos aos pontso de amnésia espiritual combatendo o mal na sua raiz. Sejamos agradecidos ao Senhor e recordemos suas bençãos, Lembremos e obedeçamos a seus mandamentos, vivamos com Ele nosso dia a dia de tal modo que nosso testemunho flua e honremos aqueles que tem trabalhado pela causa em nosso meio de modo digno. Assim fazendo alegraremos o coração do Senhor.

4 comentários:

ida Venturini disse...

Estamos vivendo uma nova interpretação do versículo " esquecendo-me das coisas que para trás ficam..." Sim estamos nos esquecendo como viver o cristianismo. Pastores esquecem a ética, membros de igrejas esquecem a honestidade e a verdade...quando vamos acordar e lembrar que o cristianismo vale a pena ser vivido, mas no seu pleno, compromissado e autêntico?

J.F.AGUIAR disse...

Pastor Joed e Irmã Ida, estamos diante de uma grande advertência
Este texto nos fala profundamente
como anda nossa mente esquecemos
de obedecer, a ética esquecemos,
esquecemos que temos que ser luz
esquecemos as bençãos...
Nos perdoe Senhor...Estamos vivendo
dias de tristeza o nossos pecados...Senhor tem piedade de nós
Pastor Joed obrigado por nos orientar. A Paz de Cristo

Joed Venturini disse...

Irmão Aguiar, obrigado por nos brindar com seus poemas tão verdadeiros e profundos. Seguimos juntos nesta batalha!

Anônimo disse...

Querido mano,
que verdade tão profunda e triste.
Quão facil nos é esquecer..... e ainda temos coragem de criticar e nos escandalizar com o povo de Israel no deserto que sempre estava murmurando, porque esqueciam muito rapido do GRANDE EU SOU que os guiava.
Obrigada doutor por nos despertar.
Lembro bem da experiencia que passamos nos Açores..... e espero também lembrar mais.... e mais....

Related Posts with Thumbnails

Manual do Corão - Como se formou a Religião Islâmica

Como entender o livro sagrado do Islão?  Origem dos costumes e tradições islâmicas. O que o Corão fala sobre os Cristãos?  Quais são os nomes de Deus? Estudo comparativo entre textos da bíblia e do Corão.  Este manual tem servido de apoio e inspiração para muitos que desejam compreender melhor o Islão e entender a cosmovisão muçulmana. LER MAIS

SONHO DE DEMBA (VERSÃO REVISADA)

Agora podes fazer o download do Conto Africano, com versão revisada pelo autor.
Edição com Letra Gigante para facilitar a leitura do E-Book. http://www.scribd.com/joed_venturini